11 dezembro 2009

Ecosia

"Cada pesquisa efectuada por qualquer internauta tem um custo para o planeta associado ao uso do equipamento que torna possível o funcionamento das redes massivas de servidores. Globalmente, as pesquisas são responsáveis por 2% dos gases com efeito de estufa.
No entanto, graças ao “Ecosia” agora é possível não só não eliminar essas emissões como também contribuir para a redução das emissões associadas à desflorestação que representam 20% do total de GEE libertados na atmosfera.

Com efeito, o motor de busca lançado no princípio do mês, é o primeiro a depender apenas de energia “verde” produzida a partir da água. Mas a nova ferramenta vai mais longe, ao ponto de contribuir para a preservação da floresta amazónica.O processo é simples: cada pesquisa através do “Ecosia” gera uma página de resultados, disponibilizada pelo “Yahoo” e pelo “Bing”, que tem associados links patrocinados, que resultam em receitas. O que “Ecosia” se propõe é doar 80% destas receitas para promover a preservação da floresta tropical na Amazónia, através do Projecto “ARPA - Amazon Region Protected Area Programme”, desenvolvido pela WWF.

Assim, por cada pesquisa realizada com o “Ecosia” cada utilizador estará a contribuir para a protecção de cerca de 1,7m2 de floresta tropical de modo que anualmente, pode garantir a preservação de cerca de 2000 m2 de floresta.O Ecosia pode ser facilmente definido como motor de busca preferencial o que permite conhecer exactamente a dimensão da contribuição de cada utilizador. O objectivo do projecto é ganhar 1% do mercado, ou seja, 10 milhões de pessoas, o que seria suficiente para proteger uma área equivalente à superfície do território da Suíça anualmente.

O “Ecosia” vem assim juntar-se a um conjunto de outros motores de busca “amigos do ambiente” que ou fazem doações para associações de protecção do ambiente - “EcoSearch” , “GoodSearch” e o “GoodTree” - ; ou permitem compensar as emissões de GEE associadas às pesquisas online – “Treehoo” e “Ecocho” -; ou ainda permitem realizar pesquisas apenas em sítios “verdes e sustentáveis” – “GreenMaven” e “EcoSeek” .

Fontes: se7enmagazine.com , http://www.businessgreen.com/"

Retirado do site: http://naturlink.sapo.pt/homepage.aspx

2 comentários:

  1. Sim, é verdade.

    Para além deste, esistem mais portais Amigos do Ambiente que podem ser usados.

    ResponderEliminar