30 setembro 2009

Lagarta da Borboleta



Uma tarde na praia da Osso da Baleia.
Parece que esta lagarta não se inibe de apanhar um pouco de maresia... Quem sabe talvez um bronze também.

27 setembro 2009

24 setembro 2009

Limpar Portugal




Este é um novo movimento social que está a surgir no nosso país.

Consiste na formação de grupos de pessoas que se preocupam com o ambiente de uma forma geral e estão cansadas de ver as lixeiras que existem por esse país fora, quer seja nas cidades, aldeias, prais, rios, florestas, enfim, em todo o lado.

Estes grupos de pessoas voluntárias têm como objectivo Limpar Portugal em 20/03 de 2010. Ou seja, neste dia específico proceder à remoção do lixo identificado.

Qualquer pessoa pode aderir, bastando para isso ir a LIMPAR PORTUGAL e aderindo a um dos grupos da sua área de residência.


Esta é uma acção de mérito e valor social que nos deixa a pensar na necessidade que a sociedade tem de se unir para resolver/atenuar/sensibilizar para determinados problemas que são da responsabilidade dos governos já que existem directivas e leis para o efeito e, consequentemente, organismos designados para trabalhar nestas situações. No entanto, essas situações continuam presentes como se comprova pela organização deste movimento.


No fundo o Ambiente agradece e agradecemos todos nós.

22 setembro 2009

Green Power


Um amanhecer na Serra do Gerês a caminho de S. Bento.
A descida da encosta feita a pé não é fisicamente muito fácil (depois de 12 horas de caminhada e uma noite sem dormir), mas a vista compensa todo o esforço, frio, fome e cansaço. É uma visão inesquecível e as sensações vividas ficam marcadas profundamente.
Trata-se de uma experiência inesquecível e extrema que, neste dia específico, todos os anos, muitos vivem.

XVI Concurso de Fotografia - Ambiente (Oikos - Leiria)




A OIKOS - Organização de Defesa do Ambiente e do Património da Região de Leiria encontra-se a promover o XVI Concurso de Forografia.

O tema deste concurso é o AMBIENTE e é possível entregar os trabalhos até 16 de Outubro.


Informações sobre o regulamento AQUI


17 setembro 2009

Comunhão



É bonito ver como a natureza e o Homem podem estar juntos e em sintonia. Isto é possível e mais poderia ser se houvesse mais consciência deste facto.
Aqueles que fizeram de nós o que somos hoje (os nossos antepassados) souberam viver em sintonia com a Natureza sem nunca o prejudicar de forma definitiva e dramática. Parece que, hoje em dia, perdemos esse saber e começamos a pensar apenas em nós próprios. Se não queremos saber das outras pessoas como poderemos importar-nos com a Natureza que nos rodeia?
No entanto é ela que nos permite viver...


Introdução

Antes de iniciar este blogue, e logo no seu início, quero apresentar o objectivo da sua criação.
Começa por ser um local onde posso ir colocando algumas das fotos que vou fazendo. Independentemente do tema ou da área em que se enquadram, porque, como já referi, não sou seguidor de nenhuma disciplina da fotografia em especial, gosto de ir experimentando tudo.
No entanto, tenho uma área em que tenho maior gosto em fotografar. Está relacionada com a minha formação académica e com o meu modo de vida e de ver o Mundo e o seu funcionamento, a Natureza.
Tudo o que esteja relacionado com paisagens, fauna e flora eu gosto imenso de fotografar.
Assim, espero que apreciem as fotografias, digam se gostam ou não, vão dando um feed back. É esse um dos objectivos, "submeter" algumas fotos à avaliação dos visitantes. Perceber o que gostam mais e o que dão mais importância. Com isto, divulgar o Património Ambiental, os locais, as pessoas que vou conhecendo à medida que vou fotografando.